Cidades em penhascos

   Al Hajara - Iêmen

Construída no século 12 pelos otomanos, Al Hajara possuía uma posição estratégica de defesa. As casas fortificadas são feitas de blocos maciços de pedras, coladas umas nas outras para formar uma muralha. Algumas das moradas têm até oito andares e mantêm a fachada detalhadamente decorada.

 

   Ronda – Espanha

Ronda é dividia em duas partes por um desfiladeiro de mais de 150 metros, por onde passa o rio Guadelevín. Muitas das casas ficam à beira de um precipício. Por sua localização, Ronda foi uma das últimas cidades ocupadas pelos árabes a ser reconquistada pelos reinos católicos.

 

   Manarola – Itália

Manarola é o menor dos cinco povoados que formam a Cinque Terre, um dos tesouros da Itália, à beira do Mar da Ligúria. Este charmoso vilarejo de pescadores, conhecido por suas casas coloridas incrustadas na rocha escura, serve de porto natural para a parada de muitos barcos depois de um dia de pescaria.

 

   Bonifácio – França

Na ilha francesa de Córsega, um dos vilarejos mais charmosos e mais visitados é Bonifácio. A cidade de casas tom pastel foi construída no século 9, empoleirada à beira de uma falésia.

 

   Oía – Grécia

 

Oía é o vilarejo que sintetiza o que a ilha de Santorini tem de mais encantador. Nos penhascos multicoloridos que beiram uma cratera vulcânica, inundada pelo mar, foram erguidas casinhas brancas enfileiradas em vielas estreitas, pontuadas por igrejas de cúpula azul.

 

   Azenhas do Mar – Portugal

No litoral português, Azenhas do Mar é um pitoresco vilarejo construído na encosta de uma montanha. Na sua base há uma piscina natural de água oceânica muito apreciada pelos visitantes. Visitada durante todo o ano, ao longo de toda área escarpada há mirantes que oferecem belas vistas para o oceano aberto.

 

Fotos: Getty Images